Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

The main man

Eu andei me perguntando nos últimos dias: E quem foi que disse que o guitarrista é o centro de uma banda? No mínimo uma groupie. A questão da vaidade da banda estar ligada ao cara que toca guitarra é meio migué. Pra mim é um falso conceito. O tal do The Main Man é o cara que lidera a banda, e o que toca qualquer instrumento. E a liderança pode ser do bem, ou evil, tipo Roger Waters ou Paul MacCartney (dois baixistas). Não, eu não tenho problemas com guitarristas & com guitarristas vaidosos. Eu tenho problema é com comentários a respeito de guitarristas que são mais que isso.
Claro que eu to falando do Syd. Eu acredito que ele tenha se tornado o guitarrista da banda porque o Bob saiu, e porque foi uma circunstância do destino. Falar em destino a esta altura do campeonato é no mínimo brega. Mas assim como dizer que o Eric Clapton é um grande guitarrista, ao invés de dizer que ele é um grande músico, não me ofende, mas acho que diminui o cara. Ele é um incrível cantor, compositor, e mais. E o Syd anda caindo de graça nesta barca de bons guitarristas. Pra mim ele é um cara que transcendeu a forma de se fazer música, que mudou as coisas no tempo em que vivia. Eu vi vários caras, incluindo um dos produtores do Pink Floyd e o David Gilmour em pessoa, falando que o Syd Barrett não era um guitarrista, digamos, bom. Qual é o conceito de bom? Eu não vejo nenhuma merda nas coisas que ele gravou, com o Pink Floyd ou solo, e ao vivo pelos vídeos no youtube. Sinceramente, usar a guitarra como ele usou em “The Madcap Laughs”, de forma acústica que mal parece uma guitarra, me fascina. Mais ainda o fato dele tocar “Interstellar Overdrive” com Zippo, acho sensual.
Acho que o Syd Barrett só queria fazer. Fazer qualquer troço dentro de uma lógica totalmente maluca. Se o cara escreveu SOZINHO todo um álbum, porque não dizer que ele é o main man? Neste caso ele é sim. Teve que cair o cara pro viado do Roger Waters dizer que mandava na bagaça (resquício de raiva feelings).
The main man é o cara que assume a frente dos trabalhos, porque sua imagem corresponde a toda idéia que o grupo pretende passar. O Pink Floyd na fase Syd Barrett foi isso. Se ele tocasse triângulo, bem, ele seria o fucking main man.
Esse papo de guitarra não cola pra mim. Esse papo de que o Syd não tocava guitarra tão bem cola menos ainda. Ele tocava do jeito dele, e azar do goleiro. Falar décadas depois que ele nem era tão bom assim é coisa de covarde.
O Syd Barrett passou intensidade. Isso vale mais do que qualquer coisa. E de uma forma digna, de qualidade. O cara era bom, pra que dizer que não?


Chupa essa manga babe: http://www.youtube.com/watch?v=2iA7wdO00VI

4 Responses:

Isa disse...

Nossa, um grande [2] nesse post. Main man é main man tocando o que for.
E as suas últimas aquisições, principalmente a versão comemorativa do Piper, invejei muuuito iahuahau. (Invejinha do bem, tá?)

Unknown disse...

Nossa, esse blog esta super, e o post então maravilha!!
Eu adorei o book e o álbum the piper,que coisa mais linda...amei!!
Esse eu não tenho e olha que tenho uma imensa coleção de cds e book do Pink Floyd, ja deu pra notar que sou uma aficionada por Pink Floyd.!!!
Parabéns pelo blog e o bom gosto!!!

acesse meu blog...http://blogpinkfloydmylife.blogspot.com/

beeeeeeeijos♥

Adaut Lima disse...

Sid Vicious que por anos representou o Sex Pistols era baixista, assim como o Sting do The Police. Mas na maioria das vezes o vocal/guitarra é a cara da banda.

Muito bom o post!

Nat C disse...

sim, o sid vicious era baixista e um baixista ruim pra caralho, que errava a música e cagava tudo no palco, que precisava que o ensinassem a música antes de gravar. e daí? alguém se atreve a dizer que ele não era o main man? o main man, como a cristal, disse, tá muito mais ligado com a idéia de 'representante' da banda, do que com qualquer outra coisa. é o cara para o qual o público olha durante o show. o malcom young é foda pra caralho, toca muito, ensinou o angus a tocar.. mas não adianta, o angus young (que tb é mto foda) poderia cagar toda uma música num show (o que não acontece..) que a galera continuaria dizendo que ele É O ACDC.