Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

sábado, 1 de maio de 2010

Pink Floyd das Antiga.

Hoje eu vou finalmente dividir aqui no blog uma coisa que me dá MUITA alegria. A banda que interpreta só a fase do Syd Barrett no Pink Floyd. Um grupo de guris que certamente, assim como eu, são fãs do cara de trouxe pro mundo um som psicodélico.
Antes eu gostaria de briefar a todos nós de quem estamos falando, e para isso deixo que eles falem por si (puxei da comunidade do orkut):
Propósito do grupo: Tocar as músicas da primeira fase do Pink Floyd foi o objetivo da criação desse projeto, que surgiu no final de 2004. A idéia era concentrar-se exclusivamente na década de 60, quando ainda fazia parte da banda o guitarrista e vocalista Syd Barrett, e no início dos anos 70. O limite estabelecido foi o disco Obscured by Clouds de 1972.
Além da música, houve a preocupação com o cenário, que era utilizado pelo Pink Floyd naquela época. Trata-se de projeções psicodélicas com um retro-projetor, diretamente em cima dos integrantes da banda. O resultado é um perfeito casamento entre som e imagem que nos remete diretamente aos psicodélicos finais dos anos 60.
O Pink Floyd das Antiga é formado por:
- Chico Paixão – guitarra e voz
- Leonardo Boff – teclado e voz
- Pedro Porto – baixo
- Pedro Hahn – bateria
- Fernanda Lantz - Projeções
- Valdir Antunes - Projeções

Resolvi abrir meu coraçãozinho aqui, pra falar destes musicos FUDIDOS. Eles não são guris de apartamento musicalmente falando, eles são os legítimos "go pro", profissionais mesmo, e que tocam MUITO.
E sabe que a coisa mais engraçada é que eu ia ns shows sem ser fã do Syd como eu sou hoje... eu ia e pensava: bah, tudo muito lindo, mas tá faltando um David Gilmour na parada. Mas mesmo assim eu aproveitada o bom show, com a boa música e a piração das imagens. Muitos dos shows eu fui sozinha, assistia em cima de uma cadeira, num cantinho, pra poder ver a desenvoltura dos músicos, pois sempre fiquei impressionada de como os guris conseguiam fazer aquilo, pra mim era mágica.
Lembro do dia em que teve um show uma semana depois da morte do Syd. Aqui em casa já tinha rolado o assunto, e óbvio que as mídias em geral falaram sobre isso, mas foi foda o show, uma espécie de último agradecimento ao mestre. Hoje em dia eu fico feliz por ter participado daquele momento, porque foi dificil e belo ao mesmo tempo.
Quando rola show no Ocidente, famoso pico aqui de Porto Alegre, eu assisto em cima do banquinho, a não ser quando eu arrasto um ou outro amigo. Eu to sempre catequizando as pessoas, mas parece que dá certo, todo mundo acaba voltando pra ver os caras. Coitada da minha mãe, ela eu já arrastei milhares de vezes... Mas certamente o melhor lugar pro show em que as projeções ficam ótemas é mesmo o Ocidente. Ei Rei Magro Produções, marque mais shows lá viu??

Mas porque eu resolvi trazer isso?? Pra fazer uma comparação do Antes Syd/Pós Syd na minha vida, pois dia 16 de abril eu vi um show dos caras depois de ter deixado o cara entrar com tudo na minha vida. E foi no Garagem Hermética, outro lugar clássico do rock da cidade. Lá as projeções não ficaram TÃO boas como no Ocidente, mas graças ao queridíssimo Valdir a coisa trouxe a psicodelia dos 60's que é a inteção da coza.
O show foi ótemo como sempre e desta vez eu conhecia de trás pra frente as músicas hehehe e vivi uma experiência mais especial, pois com a conexão que eu to com o Syd certamente eu ia me emocionar mais. Eles tocaram Paint Box! Fiquei master feliz, pois mesmo que se eles tivessem tocado nos outros shows eu não tinha me lembrado e eu ter ouvido neste show foi lindo, mesmo que a música tenha sido criada e interpretada pelo Wright eu adorei ouvir.
Fiquei imaginando como seria tudo aquilo pras pessoas nos anos 60. Aquela piração sonora envolta nas imagens psicodélicas e coloridas. Senti que eu voltei no tempo, talvez seja por isso que o show exista, e por isso que a gente vá lá... Reviver uma coisa que não nos pertenceu. Eu vi muito menos do que o usual, pois a minha altura não me favoreceu e eu não tinha a opção do banquinho, mas deu pra ser feliz. E eu quase me meti com um cara que tava falando mal da carreira solo do Syd, claro que eu fiquei corajosa com um amigo de 1,90 do meu lado, há. Mas ai o cara que se foda, cada um gosta do que quiser, mas EU VI ele batendo cabelo (literalmente) nas musiquinhas mais "manjadas", tipo see Emily play. Porque vejam só! Na fase do Syd Barrett existem track's mais famosinhas que a galera canta junto... né?
E dos músicos. Todos ótemos. E eu não vou ficar aqui pagando mais pau que o que eu já paguei. O Boff canta e toca como ninguém, ele assume um teclado que me deixa boba, além de cantar tri bem, o baixista introspectivo quebra tudo, o batera "oficial" é furioso, e o Chico toca uma guitarra tão inspirado que eu realmente viajo, além de cantar lindamente. Dedico pra todos eles.
Sei que andou rolando uma dificuldade de marcar show em função do batera, o Prego do Pata de Elefante chegou a tocar com os guris, mas parece que o Pedro assumiu sua killer position novamente.
Porque eu gosto. Porque não é cover. É de coração que a coisa rola, e é isso que mais me encanta. Eu entro na sintonia e vibro a cada acorde. Nessa hora a gente vê que não é só a gente que curte, mas que o Syd Barrett ainda vive musicalmente pra uma galera.

Viram como eu sou querida?? Há. É que eu só toco o horror, e não me envergonho disso, mas tava na hora de eu mostrar meu lado humano e querido, falando de uma coisa que eu gosto e que me faz bem.
Como eu sou um amor, vou mostrar umas fotenhos das poucas que eu consegui tirar no show, pra dividir com vocês a psicodelia:

Projeções psicodélicas I.



Projeções psicodélicas II.


Foto com flash, para mostrar a carinha dos gurizes.


Chico pirando com a guitarra.


O cartaz do show que eu catei da Lancheria do Parque um dia depois.


E como não dá pra viver de amor e Syd Barrett (infelizmente), os gurizes tem outras bandas. Eu sei de cabeça que o Leonardo toca na Relógios de Frederico, e também na Funkalister (baita banda), que o Chico faz parte também, além de estar na Império da Lã, uma suruba musical de músico de tudo que é banda em que o Carlinhos (Bidê ou Balde) assume os vocais principais.
Fico devendo as outras bandas.
Twitter:
@imperiodala
@funkalister


Continuem com o projeto, ele faz muita gente feliz! MESMO.

E um beijo pro Valdir, que eu encomodo tanto no msn/orkut pra saber dos shows.

Darei uma garimpada no youtube e posto no próximo post os vídeos com melhor qualidade dos gurizes do PF das Antiga.

2 Responses:

Isa disse...

Poxa, deve ser muito legal mesmo. Poderia ter alguma coisa aqui por Sao Paulo. Se é que já não teve e eu não fiquei sabendo.

Armando disse...

Fui ontem (20\12) no Ocidente,vi pela primeira vez o projeto P.F. das Antiga...Puxa como é bom ver essa gurizada tocando.. baita show baita banda...me senti na London de 1968. Só elogios pra esses guris.