Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

domingo, 11 de abril de 2010

Sobre a formação da banda.

O normal quando falamos do Syd Barrett é ouvir: O Syd foi o formador do Pink Floyd e um dos pais da psicodelia. Mas será que foi ele que formou mesmo a banda? E será que no fim das contas isso faz diferença, ou muda alguma coisa?
Nunca parei pra me dedicar a muitos pequenos detalhes que fazem a história do Pink Floyd, e talvez este tenha me intrigado profundamente por uns dias, até poder chegar aqui e escrever que não mudará nada pra mim. Meu momento tenso passou.
Eu fui rever um documentário da BBC sobre o Syd para poder tirar algumas dúvidas que eu tinha ficado sobre a participação do Bob (guitarrista principal antes do Syd) na banda, e não me lembrava exatamente o que ele tinha tido sobre sua saída. Nisso aparece o Waters dizendo que tocava já com mais dois caras (Mason e Wright) e que o Syd teria se juntado aos três, formando um grupo. Mas então quem formou a banda foi o Roger Waters?? Que loucura, não faltava mais nada. Ah, faltava sim, ele foder a paciência da geral e do resto da banda na justiça, pelos direitos das músicas e impedir a interferência criativa do Wright nos álbuns do The Dark Side of the Moon pra frente... Tá mas não é isso que eu queria falar e não, meu coraçãozinho nao está cheio de ódio pelo cara... E que o fato é esse. Do formador da banda. Não vou me ater a dados substanciais para embasar minha colocação, só de ver o Waters falando já foi o sufuciente.
Aquilo foi um choque pra mim. Então o Syd não formou o Pink Floyd? Como assim não?? Mas aí eu lembrei que rolavam as jams na casa dele, e que ele estava muito mais envolvido musicalmente como os músicos do que o Waters, que assume que realmente gostaria de fazer mais parte de toda aquela função como o Syd fazia. Mas se a gente voltar mais um pouquinho na história vai ver que o David Gilmour ensinou o Syd a tocar guitarra, que estavam todos interligados musicalmente. O Syd, Gilmour, Waters, Mason e Wright. Então quem juntou os peão tudo, faz diferença?
Se no fim das contas toda a parte criativa era do Syd, ele que deu o nome pra banda... O meu drama master nesta função toda era pensar que o Waters teria feito um favor ao deixar o Syd entrar na banda, ou que ele achasse que tivesse uma responsabilidade grande pelo Syd ter sido o que foi. Tipo meio que se achar em função disso. Se bem que ele pode se achar pelo que ele quiser que I don't give a fuck. Repeito ele e tudo. Mas sabe como é...
Então, pelo que eu pude captar de material, por cima, eu vi que o Syd não foi o formador da banda. Ok, terei que conviver com isso. O que não será nenhum fardo. Afinal assim são as coisas mesmo... é só um pequeno detalhe sem muita importância mesmo...

P.S. Eu queria mandar um salve pras pessoas que disseram hoje que a minha camiseta do Richard Wright tinha uma imagem de Jesus Cristo. NOT.
Primeiro a gente não tem foto do Jesus, segundo não foi só o Wright que usou barba e cabelo comprido nos anos 70... Tem gente que não sabe apreciar certas coisas.
Mas mandar um grande SALVE pra Gio, que mesmo com 15 anos reparou que eu tava usando uma camiseta do Pink Floyd (foto da primeira formação, ainda com o Bob).
Outra hora eu posto uma foto minha usando as camisetas que eu tenho do Pink Floyd. Se é que isso interessa...

0 Responses: