Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

É doloroso pra mim

Estes últimos tempos eu tava pensando em como os boys do Pink Floyd foram uns chinelos com o Syd e como a vaidade e grana podem mudar o conceito de amizade. Ou que no fim das contas o nome de uma banda vale mais do que o cara que foi o elemento criador. Mas mais do que meter o pau nos outros, eu tinha me esquecido de uma coisa tão simples e fundamental: O Syd sofreu, e muito certamente, com tudo isso.
Por mais que ele tenha usado todas as drogas disponíveis, e depois inventado mais algumas, ainda havia algum lapso de racionalidade dentro daquele corpo. Se não ele não teria feito dois álbuns solo. Mas sabe-se lá o que passou dentro daquele coraçãozinho, porque pelo que eu posso imaginar, por seu espírito livre que ele não tenha encanado tanto assim com a difícil saída do grupo, e sim levado numa boa. NOT. Ele deve ter levado numa boa no primeiro momento, onde ele não sabia mais nem o nome dele de cor, mas depois ele deve ter sofrido e não deve ter sido pouco. E que nenhuma bad trip que ele tenha tido deve se comparar ao sofrimento que ele passou, creio eu.
Não acho que o Syd Barrett seja um coitadinho, acho que foi simplesmente homem o bastante para responder por seus atos. E que a gente não pode esquecer desta parte, ele foi um homem. Tão mortal como qualquer um de nós e que foi ficando para trás com a poeira de sua (ex) banda. Mesmo que ele tenha sido louvado por fãs durante todo o seu período de exclusão da vida artística, só ele sabe como deve ter sido voltar pra casa e fechar a porta da sua criatividade. Certamente ele fez isso. Dá pra deduzir isso só pelo fato dele ter retomado seu nome de batismo... mas enfim.
Eu tava nesse devaneio da tristeza do Syd quando li uma pequena notinha de um jornal que falava sobre o desejo do Syd em continuar na sua casinha em Cambridge, longe dos palcos. Lá na nota ele dizia que não tinha tempo pra tocar, e além do mais era muito doloroso pra ele. Nossa, isso doeu fundo em mim. Pobre homem. Ai, eu e meus papos de que o Syd era um coitadinho... Ele NÃO era e nunca foi, eu apenas sou uma menina sensível e fico triste com algumas coisas, que já passaram há tanto tempo, mas parece que estão logo ali.
O Syd se fudeu e não foi pouco, mas eu não vejo ele se encaixando no Pink Floyd mais, nenhum álbum que o PF fez depois tenha a cara do Syd, claro que não, porque nenhum era com o Syd. Mas mesmo que ele tenha servido de inspiração para muitas músicas e álbuns... ele simplesmente não estava lá. Tava em casa pintando e ouvindo Thelonious Monk.
Syd, respect.


SEGUE A NOTA QUE EU LI E ME INSPIREI PARA OS DEVANEIOS QUE ESCREVI ACIMA:

3 Responses:

Syd Barrett in Wonderland disse...

foda mesmo.

Cristal da Rocha disse...

peor.

Isa disse...

AI, QUE EMOÇÃO, estou conseguindo comentar.
Enfim, é aquilo tudo que eu tinha te dito. Deu uma angústiazinha.