Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

O mês do aniversário do LSD.

Estamos no aniversário do LSD e em função disto resolvi fazer um textinho falando da droga, para que a gente saiba exatamente pelo menos uma das drogas que o Syd consumia. Não tem como ter um blog sobre o Syd Barrett sem falar de ácido. E cá estamos nós. O próximo texto será uma reflexão de como a droga teve um efeito definitivo o comportamento do Syd e como isso mudou a sua vida e a vida da sua banda. Vamos nos permitir um momento de introspecção.
Em 7 de abril de 1938 o LSD foi sintetizado pela primeira vez, e 5 anos depois em 16 de abril o cara desenvolveu a brincadeira constatou seus efeitos psicoativos. Mas em 19 de abril do mesmo ano (1943) ele experimentou uma dose maior e viu que a coisa era mais embaixo. Como a maioria das drogas, o LSD foi desenvolvido com finalidade medicinal e o fim da história sabemos que não foi bem esse. Assim como outras drogas, esta tem uma trajetória muito interessante, até chegar ao que conhecemos hoje. Resuminho rápido da bagaça: Depois do descrito acima, médicos usaram a droga para entender como era a experiência do esquizofrênico, e ela chegou a ser usada para problemas de alcoolismo e disfunções sexuais. Então os principais efeitos variam conforme a personalidade do sujeito, o contexto (ambiente) e a qualidade do produto, podendo ser extremamente agradáveis ou muito desagradáveis. O LSD pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores mais brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranóia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, despersonalização, perda do controle emocional, sentimento de bem-estar, experiências de êxtase, euforia alternada com angústia, pânico, ansiedade, dificuldade de concentração, perturbações da memória, psicose por bad trip. E os efeitos colaterais pode ser basicamente a psicose, que dentro desta existem vertentes e variações de acordo com o usuário. O mais “interessante” que é o LSD causa dependência apenas psicológica. E quem usa pode desenvolver doença mental.


Abusei do wikipédia para escrever este texto. Recomendo que acessem quem quiser saber mais a respeito da droga, até mesmo jogando no google.

5 Responses:

Anônimo disse...

Bom, adorei o post, ficou super informativo, e trouxe até muitas curiosidades sobre essa droga, coisas que eu não conhecia, mas que é importante saber. enfim, o blog tá muito bom :)

Syd Barrett in Wonderland disse...

Obrigaaada! Também fiquei sabendo de várias coisas a respeito da droga quando eu pesquisava e me apavorei hehe O próximo texto falando do Syd & LSD falarei outras coisinhas da droga.

Isa disse...

Sempre me interessei por LSD, mesmo antes do Syd. Me parece aquele tipo de cois mágica e terrível ao mesmo tempo, sei lá.
Bem legal o texto, tem algumas coisas que eu não sabia. :D

Nat C disse...

...lucy in the sky with diamonds.. tchurururu...

Matos disse...

ooooo
Lsd ñ mata
ele liberta sua mente