Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

domingo, 28 de março de 2010

Where are you? Vegetable Man?

O fim estava próximo e a banda percebia isso. Não percebia como estava preocupada com o rumo das coisas dali pra frente. A saída do Syd seria inevitável e barrar as bizarrices dele seria o mais óbvio a fazer.

As bandas quando se profissionalizam assumem compromissos, assumem datas de shows e toda aquela chacrinha que envolve a promoção de um grupo. E foi nessa vibe que o Syd Barrett simplesmente não se encaixava. Lendo pouco sobre o cara fica claro que ele não pretendia ser um popstar e tocar 4 vezes por semana, no mínimo. As drogas assumiam o corpo do Syd e ele estava quase um exu caveira perambulante pela Inglaterra, e não ir aos ensaios realmente deixou a “banda” puta da cara. Mas peraí, de quem era a banda? Era do Syd não? Quem era o ser pensante dela? Ah ta pra saber.

A falta de profissionalismo do Syd acabou depondo contra ele. Não posso culpar os outros integrantes disso, mas o Roger deveria ter pensado: - Vamos formar outro grupo e esse cara que avacalhe com o que sobrar do Pink Floyd, que nunca passará do álbum inicial. Um pensamento meio evil, mas né? Mas a verdade foi: - Vamos tirar o pinta da banda e ele que se vire, lembram do David Gilmour? Aquele cara de Cambridge que o Syd ensinou a tocar guitarra? Certamente se encaixará no lugar de guitarrista e acredito que ele seja bastante influenciável para não se meter nas minhas composições. Momento evil pra mim. Mas juro que ele deve ter pensando algo muito próximo disso. Juro.

Como não tirar o Syd assim, na loucura? deixar os dois guitarristas tocarem juntos um tempo até a coisa se encaixar e o Syd larga naturalmente...

Então vamos gravar “A Saucerful of Secrets”? Eba! Hummm NOT! Syd Barrett estava cada vez mais caindo pelas tabelas, no momento exu máster na banda, o que faz com que a entrada do David fosse oficializada, até porque gravar um álbum com um guitarrista & vocalista que não dava as caras ficava foda. Bem, vamos aos fatos concretos: David tocou em: “Let There Be More Light”, “Corporal Clegg”, “A Saucerful of Secrets" e "See-Saw". Logo Syd tocou em: "Remember a Day", "Jugband Blues" e "Set the Controls for the Heart of the Sun". Até ai tudo bem, massss, não tá faltando a “Vegetable Man” ? Humm, FICOU faltando. A casa tinha caído mesmo, e o Syd sempre foi autobiográfico, escreveu uma música sobre o declínio dele como pessoa e artistaisso eu admiro tanto nele, essa auto-depreciação assumida – mas ela não entrou no disco, puxa, porque será? Vergoinha do cara? Então o Pink Floyd era que nem marido corno, todo mundo sabia do buraco negro em que tinha se metido o Syd e o grupo se fez de louco ou foi o último a saber. Baita migué. Eu morro de tristeza com a música “Jugband Blues”, bah sério:

It's awfully considerate of you to think of me here

And I'm most obliged to you for making it clear

That I'm not here

Tradução:

É imensamente atencioso de sua parte pensar em mim aqui

E eu fico muito grato por você deixar claro

Que não estou aqui

Essa música tem nome e sobrenome, como que esta entrou no álbum e “Vegetable Man” não? Ela é toda triste infeliz, diz que ele não ta . Que deprê, péssimo jeito de se sair de uma banda, sei .

Então falando de “Vegetable Man”, vamos a uma pequena parte da letra, que é a que interessa neste momento:

and all the luck,

its what I got,

Its what I wear,

Its what you see,

It must be me,

Its what I am!

Vegetable man! Where are you?

Tradução:

E toda a sorte,

É aquilo que eu comecei,

É aquilo que eu desgastei,

É o que você ,

É aquilo que eu sou!

Homem Vegetal! Onde você está?

a parte do “It must be meque eu acredito que seja “deve ser eu”, ao invés do “aquilo que eu sou!”.

Total e completa autobiográfica a letra. Mas e daí? Qual o problema??

Essa música me mostra o como ele era pirado e no fim das contas, mesmo assim, era consciente para falar a verdade.

Para ouvir:

Vegetable Man: http://www.youtube.com/watch?v=I7e1RUXUx7o

Jugband Blues (pra ouvir e ficar tristinho):

http://www.youtube.com/watch?v=RTtXVrANEhU

ENJOY POVO.

0 Responses: