Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

terça-feira, 9 de março de 2010

Leituras Syd Barrett’ianas

Lendo um pouco sobre a história da juventude do Syd, contada por seus amigos (aqui o amigo é o David Gilmour), em que estes dois rapazes saíram para uma aventura em 1965! O nosso jovem Syd com 19 anos e com desejo de curtir a vida adoidado. Bem, a aventura foi no sul da França, onde eles se aventuraram por St. Tropez (phynos). Por lá encheram a cara, riram, falaram merda e leram livros proibidos na Inglaterra no período.
Syd e David conseguiram dois livros, “História de O.” de Pauline Reage (pseudônimo de Anne Desclos, revelado somente muitos anos depois) e “O Almoço Nu” de William Burrough. E que foram lidos rapidamente, dentro da barraca do acampamento, para que não tivessem que ser levados para a Inglaterra, com medo de que fossem presos por portarem literatura ilegal. O primeiro livro trata sobre submissão sexual e o romance se tornou um ícone da literatura erótica, o segundo trata sobre a mudança no mundo e sobre drogas (!!). Claro que eu estou oferecendo um resumo de um resumo, apenas para contextualizar.
Claro que os jovens de ontem são os de hoje, e que assim como nós, eles também pensavam em sexo, putaria, drogas e festas. Imagino que o romantismo de ler contos eróticos tenha ficado pra trás e pra gente sobrou uma chinelagem escancarada. Mas aí é que está o ponto, o que me leva a admirar o Syd, o achar mais interessante, o fato de ele ler livros que estão mascarados com sexo quando na realidade estão recheados de questões antropológicas. Isso me leva a confirmar seu caráter libertino pra vida, hum, ok, não tão libertino assim, mas um legítimo cara born to be wild.
Neste período da vida, Syd e David era uma coisa melhores amigas. Viviam colados, tocavam juntos, e já tinham estudados juntos. Mas aí o Syd resolveu andar mais com outro cara, o Roger Waters, e nosso David ficou pra trás. Olhando hoje, PÉSSIMA troca. Eu não gosto muito do Waters #prontofalei. E no fim das contas, tudo correu como já sabemos, pra banda, eu digo.
Hoje eu não toquei muito o pau não, só queria dividir os dois livros que o Syd leu, acho legal a gente compartilhar isso, é como os pensadores, um sempre puxa o outro, porque um já leu o outro. Isso me mostra a sensibilidade dele. E porque na música seria diferente? Eles eram muito mais interessantes do que são hoje, eram mais cultos e musicalmente instruídos e NATURALMENTE & DIVINAMENTE talentosos.
O texto foi um pequeno drops da vida do Syd Barrett. E para quem quiser, eu tenho os dois livros em PDF. A “História de O.” em português e “O Almoço Nu” em espanhol. E eu passo: cristaldarocha@hotmail.com é o meu email, só pedir que eu encaminho na boa.

E eu estou lendo o livro que conta a história da criação do álbum The Dark Side of the Moon, em breve novas historinhas, já que lá o cara fala bastante do Syd... E os meus livrinhos importados ainda não chegaram...

0 Responses: