Barrett. The definitive visual companion to the creative work of Roger 'Syd' Barrett. Click here to register now.

sábado, 20 de março de 2010

Em busca de definições.

A gente sempre se pergunta como poderia definir o Syd Barrett. Eu me pergunto muito isso. Eu acho que a frase “ah, tal pessoa é impossível de se definir”, isso é uma mentira, a falta de palavras, neste contexto só serviriam quando estivéssemos ouvindo um som, onde fazer uma interpretação crítica e explicar as influências tirariam a poesia da coisa. Mas pessoas, pessoas a gente pode definir. Uma frasezinha que seja, uma mini-história para que os outros entendam quando nos perguntam: Tá, mas quem é essa pessoa que tu ta falando, o que ele fez? Isso acontece o tempo todo, e com todo mundo, a respeito de muitos artistas.
Eu fico eventualmente frustrada ao ter que explicar pras pessoas que foi (e quem é, afinal lendas não morrem) o Syd. Isso só me faz indagar quais as possibilidades que eu poderia ter para descrever o cara. Mas não me venham com o básico: lenda-do-rock-pink floyd-drogas. A coisa é maior que isso. Eu sempre penso na palavra sensibilidade ao falar & pensar nele, pois mesmo com toda a “drogaditude” ele tinha uma coisa de sensível nele tão sincera, tão bonita. Eis que então, ao olhar e procurar outras coisas, que eu achei uma definição tão interessante que me tocou. Compartilho aqui:

“A gente gosta de mitos na música. Eu sou atraído em especial pelos gênios loucos, gente que abusou das drogas, entrou em alguma porta proibida, mostrou pro mundo um pouco do que tinha lá dentro mas se perdeu na floresta antes de poder mostrar o resto. Não sei se é porque o que tem lá dentro é forte demais para as mentes abertas, mas fragilizadas, dos geniozinhos acidulados [...]”


Estas palavras eu achei no site da NOIZE, e foram ditas pelo Fernando Corrêa. E acho que assim como ele, eu também sou atraída pelos gênios loucos. Porque essa gente brilha, brilha como fogos de artifício.
E cada vez me abro mais a longas definições, porque quanto mais eu quero poder dizer mil coisas em uma única frase, mais eu estou longe disso, e sinceramente, who cares? Os outros que procurem na internet as definições medíocres de pessoas que simplesmente NÃO TEM definição.
Cada dia que passa eu adiciono uma nova palavra ao dicionário Syd Barrett. Porque definição é para os fracos.

Ficadica: www.noize.com.br
Site de música, com milhões de notícias atualizadas. E também possuem a revista impressa de distribuição gratuita. Ou baixem a versão PDF, igualmente satisfatória.

Fernando Corrêa: O rapaz sensível que faz a Edição da NOIZE. Leiam os textos da coluna dele no site da revista!

P.S. Eu não faço merchan se a coisa não for REALMENTE boa.

ENJOY.

0 Responses: